Clareador Whiteness Perborato - FGM
Whiteness Perborato - Clareador desenvolvido exclusivamente para dentes não vitais
Whiteness Perborato é um sistema clareador desenvolvido exclusivamente para o clareamento de dentes não vitais por meio da técnica de curativo de demora (Walking BleachTechnique). O produto combina a ação de perborato de sódio em pó misturado a uma solução de peróxido de hidrogênio a 20% que juntos formam uma pasta com excelente poder de clareamento. Como diferencial, Whiteness Perborato possui característica de formar uma pasta de consistência ideal para ser aplicada na câmara pulpar sem o inconveniente de escorrer e dificultar o processo de selamento provisório do dente.
Indicação:
Whiteness Perborato é indicado para o clareamento de dentes desvitalizados escurecidos, geralmente como consequência de tratamento endodôntico ou trauma. Deve ser feita uma criteriosa avaliação do tratamento endodôntico, se há estrutura coronária suficiente para o clareamento dental, ausência de restaurações amplas no dente a ser clareado, acesso adequado à câmara pulpar e ausência de problemas periodontais.
Características:
- Fácil homogeneização. O pó do perborato é moído, sendo o mais fino do mercado. Possui espessante na sua composição;
- Facilidade de aplicação;
- Eficaz, Whiteness Perborato atua na remoção de pigmentos indesejáveis de dentes desvitalizados;
- Segurança: produtos à base de perborato de sódio são seguros para o clareamento de dentes não vitais;
- Versatilidade na formação da pasta. Pode ser misturado na proporção de 1 parte de pó para 1 de peróxido de hidrogênio ou 2 porções de pó para 1 gota de peróxido;
- Várias opções de mistura. Pode ser misturado com peróxido de hidrogênio que acompanha o produto, com água destilada ou soro fisiológico;
- Viscosidade ideal após homogeneização;
- Fase líquido: peróxido de hidrogênio a 20%
- pH alcalino.
Instruções de Uso:
1. Certifique-se clínica e radiograficamente se o tratamento endodôntico está adequado. Registre a cor do dente a ser clareado através de uma escala de cor e/ou fotografia antes de iniciar o clareamento;
2. Faça a abertura da câmara pulpar e limpe-a completamente, removendo todo o material restaurador;
3. Remova 3 a 4mm de material obturador do conduto radicular e faça um selamento cervical de aproximadamente 2mm (recomenda-se usar ionômero de vidro Maxxion R (FGM) ou um cimento de fosfato de zinco. O selamento deverá estar 1 a 2mm abaixo da margem cervical e tem o objetivo de evitar a passagem de clareador para o periodonto. O selamento cervical é uma etapa crítica do processo e deve prover um selamento perfeito;
4. Prepare a pasta de Whiteness Perborato misturando 2 porções rasas de pó (fase 1) com 1 gota de solução de peróxido (fase 2).
Notas:
4.1 – Como alternativa, a fase líquido (peróxido a 20%) pode ser substituída por água destilada ou soro fisiológico. Nesta opção, a ação do produto pode ser ligeiramente mais lenta, embora o resultado final seja o mesmo.
4.2 – Caso deseje uma mistura menos viscosa, utilize a proporção de 1 porção de pó para 1 porção de líquido. Utilize uma superfície de vidro ou plástico e uma espátula limpa para a mistura.
5. Aplique Whiteness Perborato no interior da câmara pulpar. Prepare uma pequena bolinha achatada (ou tela) de algodão e posicione-a na cavidade sobre o clareador. Na seqüência, sele a cavidade com material restaurador. Verifique a oclusão do paciente em movimentos de protrusão e lateralidade. O contato prematuro pode fraturar a restauração provisória e/ou o dente;
6. Avalie o caso após 3 ou 4 dias. Caso seja necessário, repita as aplicações reavaliando sempre em 3 ou 4 dias. O número de aplicações pode chegar até 8 vezes, conforme a evolução do caso.
Notas:
6.1 – Observe sempre a evolução dos resultados após cada aplicação. Se de uma aplicação para outra os resultados não evoluírem, então há evidência de que o clareamento chegou ao seu limite.
6.2 – Caso não se obtenha resultado ou se a evolução do clareamento for muito lenta, verifique se todo o material restaurador da câmara pulpar foi efetivamente removido. A remoção incompleta de material restaurador no interior da câmara pulpar pode evitar a ação do clareador prejudicando assim o clareamento.
7. Concluído o tratamento clareador, recomenda-se aguardar, no mínimo, uma semana para realizar a restauração definitiva.
Notas:
7.1 – Oriente o paciente sobre a fragilidade do dente não vital em tratamento e previna eventual fratura acidental.
7.2 – Para casos de dentes não vitais demasiadamente fragilizados por remoção da estrutura dental, recomenda-se a implantação de um pino de reforço intraradicular Whitepost (FGM).
Principais Dúvidas:
Qual a técnica recomendada para utilização do produto Whiteness Perborato?
Whiteness Perborato é um sistema clareador desenvolvido exclusivamente para o clareamento de dentes não vitais por meio da técnica de curativo de demora (Walking Bleach Technique).
Qual a indicação do produto?
Whiteness Perborato é indicado para o clareamento de dentes desvitalizados escurecidos, geralmente como conseqüência de tratamento endodôntico ou trauma.
Qual a quantidade máxima de aplicações que podem ser realizadas com Whiteness Perborato?
Podem ser realizadas, no máximo, 8 aplicações.
A fase líquida de Whiteness Perborato pode ser substituída por outro veículo?
Como alternativa, a fase líquido (peróxido a 20%) pode ser substituída por água destilada ou soro fisiológico. Nesta opção, a ação do produto pode ser ligeiramente mais lenta, embora o resultado final seja o mesmo.
Qual a proporção recomendada para a formação da pasta de Whiteness Perborato de sódio?
Para a formação de uma pasta mais viscosa, utiliza-se a proporção 1:1 e para uma pasta menos viscosa utiliza-se 2:1, pó e líquido respectivamente. As concentrações de peróxido são alteradas ligeiramente, porém o resultado final do clareamento permanece inalterado.
Após a primeira aplicação do produto, o caso clínico deve ser reavaliado em quantos dias?
Após 3 a 4 dias. Se houver necessidade, aplique novamente o produto.
- 1 frasco com 10g de pó (perborato de sódio);
- 1 frasco com 8g de líquido (peróxido de hidrogênio a 20%);
- 1 colher dosadora para o pó;
- 1 manual de instruções para o profissional.