Instrumento para Obtenção do Ponto de Contato - Contact + Gold - TDV
Contact + Gold
Contact + Gold é um instrumento concebido para produzir pontos de contato consistentes, com forma e posição ideal, em restaurações Classe II com resinas compostas. O instrumento possui extremidades configuradas de tal forma que com a simples aplicação de força no sentido do dente adjacente se obtém o efeito desejado.
Indicação:
- Instrumentos para auxiliar na definição da forma e posição do ponto de contato proximal.
Características:
- Instrumentos transparentes, excelentes condutores de luz;
- Um instrumento para cavidades amplas (L) e outro para cavidades conservadoras (S);
- Cada instrumento possui uma extremidade para uso na face distal e outra na mesial;
- Não adere aos compósitos;
- Baixa porosidade, impede o acúmulo de bactérias;
- Não é necessário uso de adesivo;
- Partículas ultrafinas;
- Composição: Polisulfona;
- Autoclavável.
Instruções de Uso:
Realizar o preparo com a instalação do conjunto matriz/cunha, dando-se preferência para matrizes seccionais. Inserir uma quantidade de resina na cavidade suficiente para envolver a extremidade do instrumento (5). Selecionar o instrumento adequado para o procedimento, considerando tamanho e posição da face a ser restaurada. Inserir o instrumento na cavidade para controlar a posição da superfície convexa em relação a localização desejada para o ponto de contato (6). Movimentá-lo de encontro à matriz e ao dente adjacente, de acordo com a face a ser restaurada: mesial (7) ou distal (8) e conforme indicado pela seta impressa na extremidade (Push = empurrar; Pull = puxar). Polimerizar a resina mantendo o instrumento na posição, aplicando força moderada. Retirar o instrumento da cavidade. A resina que se encontrava na fenda, agora polimerizada, já mantém o contato. Concluir, pelos procedimentos
Limpeza:
Realizar a limpeza com o auxílio de água e detergente enzimático 4 enzimas (Amilase, Protease, Lipase e Carbohidrase) e com faixa de pH puro entre 6,5 – 7,5. Preparar a solução diluindo conforme orientações do fabricante. A água deve ser potável. Para maior eficácia, recomenda-se que a temperatura esteja entre 40°C e 55°C. Submergir os produtos e deixar em contato com a solução por 5 minutos. Retirar as peças e enxaguar com água corrente por, no mínimo, 10 segundos. Secar as peças com papel absorvente ou lenços descartáveis.
Esterilização:
Os instrumentos são esterilizáveis em autoclave (126°C, 16 min) após cada paciente. A esterilização por outros métodos, que não a autoclave pode danificar o produto.
Limites de reprocessamento:
Este é um dispositivo de uso múltiplo. O fabricante garante até 200 reutilizações.
Inspeção:
Verifique o produto antes de cada uso, observando se há danos nas pontas ou fissuras ao longo do instrumento, e não utilize nesses casos. As fissuras são indicativos de fragilidade do material, que pode causar a quebra do produto.
Advertências, precauções e restrições:
Uso profissional. Quando existir comprovada alergia a qualquer um dos seus componentes, o produto não deve ser utilizado. O instrumento deve ser esterilizado em autoclave antes do uso. Qualquer incidente grave relacionado ao dispositivo deve ser comunicado ao fabricante e à autoridade competente do Estado-Membro em que os utilizadores e/ou pacientes estão estabelecidos.
Armazenamento:
Armazenar em local seco, fresco e ao abrigo da luz solar.
Descarte:
Descarte de acordo com os requisitos locais aplicáveis.