Utilizado no tratamento das lesões periapicais refratárias, no reparo da lesão periapical por indução da neoformação óssea, favorece a visualização radiográfica por ser altamente radiopaco e promove discreta analgesia.
Indicação:
- O iodofórmio é utilizado combinado com alguns medicamentos, formando pastas. As pastas mais usadas são o Licor de Groover e a Pasta Maisto, que são introduzidas no canal através de técnica e instrumental apropriado.
Características:
- Lamínulas hexagonais brilhantes ou pó fino cristalino; cor amarelo-citrina e odor forte característico.
Instruções de Uso:
Após o preparo da pasta, e estando o canal modelado e seco, preenche-se todo o canal radicular com a pasta, utilizando limas ou espiral de lentulo calibrados no comprimento de trabalho. Deve-se ter a preocupação de limpar cuidadosamente a câmara pulpar devido à alteração cromática dos dentes desencadeada pelo iodofórmio. Colocar uma mecha de algodão na câmara e realizar o selamento provisório.
Em seguida, com auxílio de calcadores ou bolinha de algodão e pinça clínica, deve-se calcar a pasta no sentido apical, visando o completo preenchimento do canal. Radiografa-se o dente para averiguação da compactação da pasta. Se houver áreas radiolúcidas no interior do canal, deve-se inserir mais pasta.
Licor de Groover:
- Iodofórmio - 1 parte;
- Líquido;
- Hidrato de Cloral - 18g;
- Timol - 18g;
- Acetona - 12g.
Pasta de Maisto (1964):
- Hidróxido de Cálcio - 1 parte;
- Iodofórmio - 1 parte;
- Água destilada ou q.s.p.;
- Carboximetilcelulose a 3%.
A vantagem de usar uma solução de carboximetilcelulose a 3% é devido ao fato de que a pasta ficará mais adesiva ao instrumento que a levará para o interior do canal radicular. Essa pasta deve ser preparada no momento do uso.
Preparo das pastas:
Pulveriza-se em um gral bem limpo, os ingredientes sólidos citados, conforme o método a ser utilizado no procedimento, mistura-se estes ingredientes durante vários minutos e a seguir coloca-se os ingredientes líquidos.
Espatula-se a mistura até obter uma pasta homogênea e suave. O produto pronto deve ser conservado em vidro âmbar e bem fechado.
Para utilizá-la, deve-se pegar uma quantidade suficiente e colocá-la em uma placa de vidro e espatular a pasta com espátula de aço inox até obter a consistência desejada para o caso em questão.