Papacárie Duo Gel - Fórmula e Ação
Papacárie Duo Gel - Uso Profissional
Papacárie proporciona conforto e tranquilidade para o paciente por meio de um procedimento simples que possibilita a remoção químico-mecânica das lesões de cárie. Recomendado pela Associação Brasileira de Odontologia, Papacárie reduz o risco de exposição pulpar em cavidades profundas e dispensa a aplicação de anestesia e o uso de instrumentos cortantes rotatórios na maioria dos casos.
Produto com eficácia e segurança de uso comprovados em mais de 50 trabalhos científicos publicados em revistas de renome internacional, fabricado desde 2004 por empresa brasileira certificada pela Anvisa pelas Boas Práticas de Fabricação (BPF).
Indicação:
Na remoção das lesões de cárie radiculares, lesões de cárie profundas e lesões de cárie em crianças, bebês, adolescentes, adultos e idosos. Elimina a dentina cariada, preservando o tecido sadio sem a utilização de anestesia local e o uso de instrumentos cortantes rotatórios, na maioria dos casos. Muito indicado para pacientes fóbicos e com necessidades especiais. Em cavidades profundas reduz o risco de exposição pulpar.
Características:
- Age 30 segundos após a aplicação. Aplicações subsequentes, se necessárias, podem ser feitas sem intervalos entre si;
- Lavável em água, sem deixar resíduos que possam interferir com a restauração do elemento dental;
- Conservar em temperatura ambiente entre 2º e 35ºC;
- Fechar a embalagem adequadamente após o uso: puxar o êmbolo para trás, limpar a ponta da seringa e colocar a tampa.
Dados Técnicos:
Propriedades:
As lesões de cárie em dentina surgem como consequência da ação de bactérias acidogênicas. A dentina acometida pela ação dessas bactérias apresenta-se em diferentes camadas. A camada mais superficial é a camada necrótica, altamente infectada pela penetração bacteriana e sem sensibilidade. Esta camada da dentina mostra-se amolecida e sem possibilidade de reorganização devido à denaturação irreversível das fibras colágenas. Abaixo desta camada superficial existe uma zona de desmineralização e logo abaixo a zona transparente ou esclerótica, a qual pode apresentar descoloração, porém não exibe sinais de infecção, sendo capaz de sofrer processo de regeneração. A quarta camada, localizada próxima à polpa e nas margens da lesão, é caracterizada por uma dentina de consistência um pouco mais endurecida e com grande número de túbulos. Remover esta dentina infectada e contaminada, que está desmineralizada e sem possibilidade de recuperação devido à denaturação das fibras colágenas, é a finalidade do produto PAPACÁRIE DUO®, preservando ao máximo estrutura sadia.
A papaína, uma enzima proteolítica, interage com o colágeno parcialmente degradado do tecido necrosado da lesão da cárie, provocando um amolecimento adicional deste tecido. Esta ação proteolítica dá-se apenas no tecido necrosado, pois tecidos sadios contém alfa-1-anti-tripsina, uma antiprotease que impede a ação de enzimas proteolíticas. Assim, a dentina não necrosada, com possibilidade de regeneração, é preservada pelo produto, especialmente porque recomendamos não cortar a dentina, apenas raspá-la, a papaína apenas interage com o colágeno sadio e um procedimento de corte pode remover além do que é necessário. A cloramina atua promovendo a clorinação do colágeno da dentina cariada, atuando apenas na porção necrosada do tecido, preservando o tecido sadio. Desta forma, a composição do produto visa a ação sinérgica da papaína e da cloramina no amolecimento da porção necrosada do tecido cariado, facilitando a sua retirada sem cortes na estrutura e preservando a dentina sadia, na qual o produto não age. Não há necessidade do uso de nenhum instrumento especial para a utilização do produto: a dentina amolecida é retirada por raspagem com cureta comum, utilizando-se uma cureta velha, já sem corte, de maneira que apenas a dentina amolecida e o gel sejam retirados e a dentina sadia seja preservada, sem ser cortada pelo instrumento. Como atua nas fibras colágenas denaturadas, seja a papaína com a sua ação proteolítica, seja a cloramina, através da clorinação das fibras colágenas desestruturadas do tecido necrosado, a composição que é biocompatível, interage com o tecido sadio, seja a dentina ou a polpa dentinária. Dentes com exposição pulpar devem ser tratados endodonticamente. O produto não apresenta características de adesividade, sendo totalmente lavável em água, sem deixar resíduos que possam interferir com a restauração do elemento dental. O método restaurativo depende do material escolhido pelo profissional para proceder à restauração, podendo este, dependendo do fabricante, requerer ataque ácido para aumento da retenção ou não.
Instruções de Uso:
- Para a remoção da dentina cariada, preencher a cavidade da cárie com PAPACÁRIE DUO® e deixar o produto agir durante pelo menos 30 segundos;
- Em seguida, raspar a dentina cariada amolecida com a parte da colher de dentina que não tem corte;
- O gel deve ser reaplicado quantas vezes forem necessárias, até não haver mais a presença de tecido amolecido;
- Quando o gel estiver com a aparência inalterada significa que não está havendo mais a decomposição de tecido cariado;
- Não há necessidade de lavar ou secar a cavidade entre as aplicações do gel;
- Se o profissional preferir lavar para verificar como está a remoção do tecido cariado, deve reaplicar o gel e esperar novamente os 30 segundos para que o gel tenha ação;
- Quando o gel permanecer com a coloração clara, inalterada, uma sonda exploradora com ponta arredondada deve ser utilizada para comprovar se a cavidade está livre de tecido infectado: caso não haja tecido cariado remanescente, retirar o gel com uma bolinha de algodão embebida em água e obturar a cavidade com material apropriado;
- O produto age 30 segundos após a aplicação, sendo que as aplicações subsequentes, se necessárias, podem ser feitas sem intervalos entre si.
Preparação para Uso:
Se necessário, abrir a cavidade com instrumentos rotatórios ou manuais. Qualquer resto de material de restauração que não se queira manter deve ser retirado. Aplicar um dique de borracha se for necessário. Remova a tampa protetora da seringa e retire a quantidade de produto desejada; puxe então o êmbolo da seringa para trás, limpe a ponta com um papel absorvente e coloque a tampa protetora.
Cuidados Especiais:
PAPACÁRIE DUO® deve ser utilizado em temperatura ambiente e não precisa ser armazenado sob refrigeração, apenas deve ser mantido em temperatura entre de 2º a 35ºC. Fechar a embalagem adequadamente após o uso: puxar o êmbolo para trás, limpar a ponta da seringa e colocar a tampa.
- 1 seringa com 1ml.