Pasta biocerâmica para medicação intracanal.
Indicação:
- Medicação intracanal em tratamento endodôntico de dentes com necrose pulpar e retratamentos;
- Medicação intracanal em casos de perfurações, reabsorções externas e internas, previamente ao uso do BIO-C REPAIR, MTA REPAIR HP e MTA ANGELUS.
Características:
- Liberação gradual de Ca2+;
- Biocompatível;
- Alta alcalinidade (ph~12);
- Facilidade de remoção;
- Alta radiopacidade;
- Ref. 2832.
Principais Dúvidas:
QUAL A DIFERENÇA ENTRE BIO-C® SEALER, BIO-C® REPAIR E BIO-C® TEMP?
BIO-C® SEALER é um cimento obturador de canais, BIO-C® REPAIR cimento reparador e o BIO-C® TEMP é um curativo de demora, utilizado entre as sessões para que posteriormente o canal possa ser obturado.
O BIO-C® TEMP TOMA PRESA DENTRO DO CONDUTO?
O BIO-C® TEMP foi desenvolvido com a proposta de não tomar presa e ser de fácil remoção. Sua formulação contém características moduladas para que atenda as propriedades necessárias de um curativo de demora.
QUANDO UTILIZAR O PRODUTO?
Em casos em que o preparo químico mecânico não foi finalizado, sintomatologia dolorosa e presença de exsudato que impede o procedimento obturador.
COMO REALIZAR A APLICAÇÃO DO BIO-C® TEMP?
- Insira a ponta da seringa próximo ao ápice dental;
- Aplique o BIO-C® TEMP fazendo o recuo gradativo da seringa para se obter um completo preenchimento dos canais;
- Realize o selamento da abertura coronária com materiais que promovam um bom vedamento.
COMO REMOVER O BIO-C® TEMP DE DENTRO DO CONDUTO?
- A remoção final do BIO-C® TEMP antes da obturação do canal deve ser realizada utilizando-se Hipoclorito de Sódio associado ao uso de uma Lima Tipo K com movimento de limagem contra as paredes do canal radicular;
- Em seguida, irrigar com solução de EDTA 17% e, se possível, ativar o EDTA com Ponta Ultrassônica em 3 ciclos de 10 segundos de duração.
A TROCA DO MEDICAMENTO DEVE SER REALIZADA DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?
O BIO-C® TEMP foi desenvolvido com uma formulação que proporciona uma liberação gradual e lenta dos componentes de sua fórmula, para a restauração da saúde da região afetada. Portanto, diferente do hidróxido de cálcio, que exige trocas frequentes, o BIO-C® TEMP dispensa e /ou elimina a necessidade de novas aplicações. Os sinais e sintomas é que definirão a necessidade de repetir o procedimento.
QUAL É A BASE BACTERICIDA DO PRODUTO?
Os principais componentes do BIO-C® TEMP são os Silicatos de Cálcio que, após hidratados, produzem Hidróxido de Cálcio que se dissociam em Ca2+ e OH-. Os íons hidroxila (OH-) liberados, são responsáveis por um aumento significativo do pH do tecido circundante, o que torna o ambiente impróprio para o crescimento bacteriano.
QUAL É A EFETIVIDADE BACTERICIDA PERANTE O CAOH?
Temos resultados de manutenção do pH do BIO-C® TEMP ao longo de 30 dias maiores que do Ultracal e Metapaste que são a base de hidróxido de cálcio (Prof. Manoel, Project 4: Short and long-term monitoring of the intracanal ionic release capacity and pH promoted by BIO-C® Compare statistically with CaOH2):
Tem uma relação direta de efetividade entre os valores maiores de pH e por um tempo maior com a atividade antimicrobiana.
Os resultados de atividade antimicrobiana por contato direto e indireto apresentados no artigo em anexo, indicaram que a atividade antimicrobiana do BIO-C® TEMP é semelhante ao Ultracal: