Reembasador Trusoft - Bosworth
Simulador de Frete
- Calcular freteCaracterísticas | Benefícios | Vantagens |
Material à base de PEMA* | Reação química mais suave | Maior conforto ao paciente |
Menor quantidade de plastificantes solúveis | Menor perda de maciez | Maior durabilidade |
Partículas mais finas | Menor porosidade | Menor acúmulo bacteriano |
Apresenta adesivo especial | Maior aderência à prótese | Não solta-se da prótese |
Presença de ligações cruzadas | Maior estabilidade | Não apresenta rachaduras |
Presa rápida | Menor tempo de cadeira | Maior conforto do paciente |
*PEMA – Polietilmetacrilato
Passo a Passo:
1. Primeiramente faz-se o alívio interno da prótese existente, para criar espaço para o material reembasador. Remove-se cerca de 1,5mm de material da face interna da prótese (em contato com a mucosa) com uma fresa ou broca apropriada em baixa rotação.
2. Após o alívio limpa-se a prótese com água e sabão removendo resíduos de saliva e gordura.
3. Após a limpeza aplica-se uma camada uniforme do adesivo (bonding liquid) que é fornecido no kit, por toda a face interna da prótese, onde se deseja que o material fique aderido.
4. Proporciona-se uma porção de pó (medidor plástico cheio) e uma porção de líquido (medidor de vidro cheio) e coloca-se em um pote paladon ou recipiente semelhante, para mistura de acrílico.
5. Mistura-se o pó e o líquido até que todo o material fique homogêneo, aguarda-se cerca de 15 a 30 segundos (dependendo da temperatura ambiente) e verte-se o material na prótese preparada, quando o material perder o brilho superficial ele é levado à boca do paciente.
6. O paciente deverá ser instruído a ocluir normalmente e a realizar os movimentos musculares de lábios e língua para demarcar as inserções musculares.
7. Após cinco minutos a prótese deverá ser retirada da boca e os excessos removidos por meios de tesoura ou lâminas de bisturi.
8. Para acabamento da superfície pode ser utilizada uma espátula ligeiramente aquecida, aplicada do TRUSOFT à base da prótese, isto causará um derretimento e conseqüente alisamento do material. Pode-se utilizar também uma mistura bem fluidificada de pedra-pomes e água aplicadas por meio de taça de borracha ou escova de Robinson em baixa rotação.
Principais Dúvidas:
1. O que é o TRUSOFT?
R. TRUSOFT é um material de reembasamento macio temporário à base de resina, apresentado na forma de pó e líquido. Devido a sua resiliência (maciez) absorve os impactos mastigatórios e transmite-os de forma uniforme à mucosa subjacente, diminuindo a concentração de esforços em pontos sensíveis, como por exemplo, áreas de tuberosidade ou áreas sujeitas a procedimentos cirúrgicos recentes.
2. Que tipos de trabalhos podem ser realizados com o TRUSOFT?
R. TRUSOFT foi desenvolvido para ser um reembasador temporário de longa duração, por períodos de até seis meses, durante os períodos de osseointegração de implantes dentários ou durante o período de reabsorção óssea após múltiplas extrações, antes da confecção de uma prótese total permanente. Pode ser utilizado também para a confecção de gengiva artificial na construção de modelos de gesso para implantodontia.
3. Como é utilizado o TRUSOFT para a função de reembasamento?
R. Primeiramente faz-se o alívio interno da prótese existente, para criar espaço para o material reembasador. Remove-se cerca de 1,5mm de material da face interna da prótese (em contato com a mucosa) com uma fresa ou broca apropriada em baixa rotação. Após o alívio limpa-se a prótese com água e sabão removendo resíduos de saliva e gordura. Após a limpeza aplica-se uma camada do adesivo (bonding liquid) que é fornecido no kit uniformemente por toda a face interna da prótese, onde se deseja que o material fique aderido. Proporciona-se uma porção de pó (medidor plástico cheio) e uma porção de líquido (medidor de vidro cheio) e coloca-se em um pote paladon ou recipiente semelhante, para mistura de acrílico. Mistura-se o pó e o líquido até que todo o material fique homogêneo, aguarda-se cerca de 15 a 30 segundos (dependendo da temperatura ambiente) e verte-se o material na prótese preparada, quando o material perder o brilho superficial ele é levado à boca do paciente. O paciente deverá ser instruído a ocluir normalmente e a realizar os movimentos musculares de lábios e língua para demarcar as inserções musculares. Após cinco minutos a prótese dera ser retirada da boca e os excessos removidos por meios de tesoura ou lâminas de bisturi. Para acabamento da superfície pode ser utilizada uma espátula ligeiramente aquecida, aplicada do material à base da prótese, isto causará um derretimento e conseqüente alisamento do material. Pode-se utilizar também uma mistura bem fluidificada de pedra-pomes e água aplicadas por meio de taça de borracha ou escova de Robinson em baixa rotação.
4. Quais as principais características da TRUSOFT?
R. TRUSOFT é o material de reembasamento macio temporário mais durável do mercado. Sua superfície se mantém mais lisa e uniforme por mais tempo. TRUSOFT apresenta um adesivo especial que o mantém firmemente aderido à base da prótese, este adesivo é fornecido em spray o que garante a eliminação da contaminação cruzada.
5. Como é comercializado o TRUSOFT?
R. TRUSOFT está disponível em kits contendo 80g de pó, 110ml de líquido, 10ml de adesivo e acessórios e kits contendo 40g de pó, 50ml de líquido, 10ml de adesivo e acessórios.
6. O que fazer quando desejo fazer um novo reembasamento na prótese que já foi reembasada?
R. Deve-se remover o excesso do material macio presente com uma espátula lecron ou lâmina de bisturi e o material que ficar aderido à base da prótese deve ser desgastado através de uma fresa ou broca em baixa rotação, o novo material deve ser aplicado da forma descrita anteriormente.
Informações Profissionais:
- O paciente deve ser orientado a higienizar a prótese reembasada com materiais resilientes (como o TRUSOFT) utilizando-se uma escova macia e sem força excessiva;
- Após a aplicação do adesivo (Bonding liquid) deve-se remover o spray e fechar novamente o frasco com o batoque transparente e tampa rosqueável branca. Não se deve deixar o spray rosqueado no frasco de adesivo, pois este é volátil e pode evaporar facilmente, mesmo que o spray fique tampado;
- TRUSOFT também pode ser usado para confecção de gengiva artificial, nos modelos de prótese, em torno de implantes;
- O TRUSOFT apresenta uma dureza Shore A de 8, que o classifica como um material extremamente macio;
- Durante a polimerização TRUSOFT não libera calor nem monômeros irritantes que possam causar desconforto ao paciente.
- 01 frasco com 40g de pó cor de rosa;
- 01 frasco com 50ml de líquido;
- 01 frasco com 10ml de adesivo, 01 dosador de pó, 01 dosador de líquido.